G.Jacintho

AFIXAÇÃO PÚBLICA DE DOCUMENTOS - QUADRO DE AVISOS

790 visualizações 2017-10-17 10:31:42 última atualização

É obrigação da empresa realizar a fixação de documentos e avisos, de interesse tanto dos empregados quanto da fiscalização do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

 

A empresa está obrigada a exibir, qualquer documento que comprove o perfeito cumprimento das normas de proteção ao trabalho, quando solicitado pelo Ministério do Trabalho ou Previdência Social.

 

A afixação pública de documentos deverá ser realizada em local visível e de livre acesso, tanto para fiscalização, quanto para o conhecimento dos empregados. Normalmente tal local é próximo ao cartão ponto ou entrada de pessoal da empresa.

 

DOCUMENTOS OBRIGADOS À FIXAÇÃO:

 

  1. QUADRO DE HORÁRIO DE TRABALHO

 

O quadro de horário, é um documento obrigatório, o qual deve conter os seguintes dados:  

  • Nome do empregado;
  • Função;
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Horários de entrada, intervalo e saída;
  • Descanso semanal.

 

Nota: Empresas Optantes pelo Simples Nacional - isenta desta obrigação

 

  1. GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

Outro documento habitual obrigado à fixação, é a Cópia da Guia da Previdência Social (GPS), devendo permanecer em edital pelo período ao seu mês correspondente, devendo ser substituída em cada mês subsequente.

 

  1. QUADRO DE TRABALHO DE MENORES

 

Quando houver trabalhador menor na empresa, deverá ser realizada a fixação em edital dos artigos 402 a 441 da CLT.

 

  1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

 

  1. FÉRIAS COLETIVAS

 

Na hipótese da empresa realizar as férias coletivas, deverá ser fixado o aviso de férias coletivas, com antecedência mínima de 15 dias antes do início, informando o início e término das férias bem como as áreas envolvidas.

 

  1. ESCALA DE REVEZAMENTO

 

Quando houver na empresa a escala de revezamento, o seu quadro deverá ser fixado em edital.

 

  1. CIPA - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

 

Caberá ao setor de Segurança da empresa, concomitantemente com o apoio da CIPA, se houver, a fixação de várias informações que diz respeito a prevenção e manutenção da saúde e segurança do trabalho, as quais podemos destacar:

·        Proibido fumar;

·        Obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI);

Notícias / Clipping

17 Out

AFIXAÇÃO PÚBLICA DE DOCUMENTOS - QUADRO DE AVISOS

É obrigação da empresa realizar a fixação de documentos e avisos, de interesse tanto dos empregados quanto da fiscalização do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.   A empresa está obrigada a exibir, qualquer documento que comprove o perfeito cumprimento das normas de proteção ao...

16 Ago

The new Brazilian Labor Legislation

The Brazilian Senate has approved on July 14, 2017, a controversial labor reform bill - the first major overhaul in 70 years. The law aims to reduce costs for businesses and allow firms to negotiate contracts freely with employees. It will go into effect on November 11, 2017. This Bill is of great...